Conceito de Multimédia

De acordo com Fetterman & Grupta (1993), o conceito multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e, claro, apresentações multisensoriais. Para estes autores, multimédia é uma experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre num ambiente interactivo de computador: “Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interactivo e colorido por computador” (Fetterman & Grupta, 1993).

Minoli & Keinath (1994) definem multimédia como uma tecnologia: “Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multisensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual” (Minoli & Keinath, 1994).

Ao invés, Vaughan (2001) define multimédia de uma forma mais genérica, incluindo não só as aplicações não-interactivas, mas também a utilização de dispositivos cuja natureza não é digital: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico” (Vaughan, 1996).

Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman, 2000). É então o conjunto de:– Som (voz humana, música, efeitos especiais);- Fotografia (imagem estática);-Vídeo (imagens em pleno movimento);- Animação (desenho animado);- Gráficos;- Textos (incluindo números, tabelas, etc.).

Podemos com isto concluir que a definição do conceito de multimédia teve, ao logo dos tempos, três fases a destacar:
– 1993 (Fetterman & Grupta) – Dão especial ênfase à natureza multisensorial da multimédia. Segundo eles, esta restringe-se unicamente a aplicações que incluam interactividade, cor e experiências multisensoriais.
– 1994 (Minoli & Keinath) – Definem multimédia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos users através de vídeos, gráficos, áudio e texto (informação não-numérica).
– 1996 (Vaughan) – Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimédia, resumindo este conceito como: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico”.
– 2000 (Chapman & Chapman) – Definição actual de Multimédia. O conceito consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua um tipo de media estatico e um tipo de media dinâmico.