Tipos de Media

       Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber:
• Som (voz humana, música, efeitos especiais)
• Fotografia (imagem estática)
• Vídeo (imagens em pleno movimento)
• Animação (desenho animado)
• Gráficos
• Textos (incluindo números, tabelas, etc.)

       O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CD’s (CD-ROM, MINI-CD, CD-CARD) e DVD’s, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresárias, catálogos de produtos, exposição de eventos e para catálogos electrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.

Tipos de Media Dinâmicos

       Também designados por contínuos ou temporais, na medida em que a sua apresentação evolui no tempo, podendo envolver ambas as dimensões em simultâneo como é o caso do vídeo digital e da animação. Ou seja, agrupam elementos de informação dependentes do tempo.

       Os tipos de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado do conteúdo também se altera.

Tipos:

• Áudio: – CD’s de música, jogos electrónicos, páginas Web;

– Analógico: cassetes, disco vinil;

– Digital pode ser obtido por:

– Digitalização (a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado);

– Directamente (utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma, os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido, resultando em ficheiros mais pequenos e de qualidade superior).

• Vídeo: – Dois tipos de Vídeo: – Digital: DVD’s;
– Analógico: VHS;

– É o movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotografias ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.

• Animação – É o movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Desenhos animados, por exemplo, Finding Nemo, Shrek, Monstros e Companhia, Ratatouli;

• Espaço Virtual – jogos de vídeo, apartamentos e cidades virtuais.

Tipos de Media Estáticos

       Também se designam por discretos ou espaciais, na medida em que a sua apresentação envolve apenas a dimensão espacial.

       Os tipos de media estáticos são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto ou modelos gráficos. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado.

Tipos:

• Tipografia – textos dactilografados (máquinas de escrever);

• Texto – livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio electrónico (email);

• Hipertexto – texto com ligações (links), presente nas páginas da internet, geralmente em conjunto com imagens, áudio ou vídeo;

• Imagens – capturadas por câmaras fotográficas digitais, podem também resultar de fotografias convencionais passadas para o computador através da utilização de scanner;

• Gráficos – desenhos ou esquemas constituídos por formas geométricas, por exemplo, as plantas de uma casa.